terça-feira, 26 de maio de 2009

TESTE DA PSICOGÊNESE


Tenho uma técnica bem colorida e interesante para realizar o teste da Psicogênese com alunos de 1º e 2º anos e 2ª série.

Para aplicar este teste basta pedir que o aluno recorte de revistas figuras bem coloridas, dentro do mesmo campo semântico: flores, animais, frutas, material escolar, mobiliário da sala de aula, vestuário ... , sendo uma figura cujo nome é uma palavra dissilaba, outra trissílaba, outra monossílaba e mais uma uma polissílaba, colar estas gravuras em uma folha branca e pedir para o aluno fazer a escrita espontânea dos nomes dos desenhos. ao final pedir para que a criança fale uma frase inteligente com o nome da palavra dissílaba, em seguida a criança registra ca frase como ela souber registrar sem que você faça nenhuma intervenção.


Recolha, analise e classifique em qual nível da psicogênese o aluno se encontra para depois dar o suporte necessário para que ele avance para o nível seguinte e seja bem sucedido.

Que todas as sorte de bênçãos estejam sobre você, sua família, seus amigos e seus alunos.

6 comentários:

  1. Januária,
    tomei a liberdade de comentar sobre teu blog no meu, onde também coloquei um link para quem tiver interesse poder acessar.
    Achei muito interessante esta forma de realizar o teste.
    Abraço,
    Ana Mentz
    http//educacaonainfancia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Januária, bom dia.

    Considero muito interessante esta forma de teste. Pretendo aplicá-la, pricipalmente, com meus alunos surdos. É mais fácil pra eles. E bem mais correto.
    Abraçaummmmmmmmmmm,
    Peterson Santos - Bsb

    ResponderExcluir
  3. Esse teste facilita para nós professores, porém não nos dá a oportunidade de estar avaliando a leitura e compreensão da mesma pelo ponto de vista do aluno. Aspecto que considero importante!! Realmente otimiza o tempo.Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom.sempre é bom ver e ler trabalho de colegas para somar da saberes obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Excelente sugestão, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!! Para os meus alunos com deficiência intelectual, autismo...ideia muito boa! Parabéns!

    ResponderExcluir