terça-feira, 26 de maio de 2009

TESTE DA PSICOGÊNESE


Tenho uma técnica bem colorida e interesante para realizar o teste da Psicogênese com alunos de 1º e 2º anos e 2ª série.

Para aplicar este teste basta pedir que o aluno recorte de revistas figuras bem coloridas, dentro do mesmo campo semântico: flores, animais, frutas, material escolar, mobiliário da sala de aula, vestuário ... , sendo uma figura cujo nome é uma palavra dissilaba, outra trissílaba, outra monossílaba e mais uma uma polissílaba, colar estas gravuras em uma folha branca e pedir para o aluno fazer a escrita espontânea dos nomes dos desenhos. ao final pedir para que a criança fale uma frase inteligente com o nome da palavra dissílaba, em seguida a criança registra ca frase como ela souber registrar sem que você faça nenhuma intervenção.


Recolha, analise e classifique em qual nível da psicogênese o aluno se encontra para depois dar o suporte necessário para que ele avance para o nível seguinte e seja bem sucedido.

Que todas as sorte de bênçãos estejam sobre você, sua família, seus amigos e seus alunos.

3 comentários:

  1. Januária,
    tomei a liberdade de comentar sobre teu blog no meu, onde também coloquei um link para quem tiver interesse poder acessar.
    Achei muito interessante esta forma de realizar o teste.
    Abraço,
    Ana Mentz
    http//educacaonainfancia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Januária, bom dia.

    Considero muito interessante esta forma de teste. Pretendo aplicá-la, pricipalmente, com meus alunos surdos. É mais fácil pra eles. E bem mais correto.
    Abraçaummmmmmmmmmm,
    Peterson Santos - Bsb

    ResponderExcluir
  3. Esse teste facilita para nós professores, porém não nos dá a oportunidade de estar avaliando a leitura e compreensão da mesma pelo ponto de vista do aluno. Aspecto que considero importante!! Realmente otimiza o tempo.Parabéns!

    ResponderExcluir